Realizada no Centro Pop Goiânia, a ação aconteceu entre nos dias 13 a 17 de maio
Aconteceu na última sexta-feira, 17 de maio, o encerramento oficial da Segunda Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! 2024 em Goiânia-GO, que começou na segunda-feira, 13 de maio. Com o slogan “Sua história tem nome e sobrenome”, a iniciativa tem como objetivo assegurar e facilitar a emissão de documentação básica, como Certidão de Nascimento, RG, CPF e outros. Neste ano, o foco do atendimento foi para pessoas em situação de rua, povos indígenas e aqueles privados de liberdade.
Com a participação de diversos órgãos voltados para a inclusão social através da emissão de documentos essenciais, de forma gratuita, a ação foi um grande sucesso em Goiás, recebendo 674 pedidos de segundas vias de certidões. Além disso, foram oferecidos outros serviços como corte de cabelo e a doação de absorventes femininos.
No encerramento das atividades, a presidente da Arpen/GO, Evelyn Valente, enfatizou a importância do registro civil e do trabalho realizado junto aos órgãos parceiros para levar a documentação básica à população. “Hoje foi o último dia da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!, uma iniciativa da Arpen-Brasil em parceria com o CNJ e, aqui no nosso estado, uma ação da Arpen/GO juntamente com o nosso Tribunal de Justiça, com a Corregedoria-Geral de Justiça e outros órgãos parceiros. Tivemos uma semana muito produtiva, com vários atendimentos e emissões de documentos para atender as pessoas em situação de vulnerabilidade, a população prisional e a população indígena.” Ela também agradeceu a todos que participaram da ação. “Deixo aqui o meu muito obrigado, especialmente aos registradores civis e seus colaboradores, que se uniram e não mediram esforços para trabalhar em prol da cidadania e dignidade, muito obrigada.”
Marcus Maria do Prado, Gerente Especializado para a População em Situação de Rua no Centro Pop Goiânia, onde a ação foi realizada, agradeceu a participação de todos os envolvidos. “Gostaria de agradecer a todos os parceiros do Registre-se, às esferas estaduais, municipais e federais, ao Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e à Arpen/GO, que dedicou um carinho todo especial para que essa ação acontecesse. O Registre-se! é um evento que atende toda a população em situação de rua do município e também pessoas vulneráveis. Em 2023, a ação foi um sucesso aqui em Goiânia, em Goiás, e agora novamente em 2024 superamos as expectativas de 2023 e eu tenho certeza de que em 2025 a ação será ainda melhor, com todas essas forças unidas para atender as pessoas que tanto precisam.”
Joel Coelho da Cruz, que se encontra em situação de vulnerabilidade, ficou sabendo da ação através de um amigo e veio solicitar a segunda via da sua certidão de nascimento. “Eu achei excelente essa campanha e agradeço a presença de todos que me possibilitaram pegar meu documento”, relatou Joel.
Além do público prioritário, a ação também beneficiou a população civil em geral, que pôde receber atendimento e solicitar documentos, como no caso de Dona Benedita de Lima, que ficou sabendo do Registre-se através da neta, que viu na televisão e procurou atendimento. “Minha neta viu na televisão que teria essa ação e eu vim pegar a segunda via da minha identidade, que já estava vencida, e o banco não estava querendo aceitar, e por conta disso eu não conseguia receber a minha pensão. Aqui arrumaram rapidinho, em quinze minutos eu estava com a minha certidão de casamento e pude fazer a nova via da identidade”, relatou Dona Benedita.
Roseli Monteiro de Sá Galhardo, Conselheira Tutelar da região centro-sul do estado, compareceu à ação para acompanhar uma família que veio do Acre, após uma tentativa de feminicídio, e que acabou perdendo toda a documentação. “O programa foi excelente, porque veio a calhar nesse exato momento, em que essa família precisa da documentação para aplicar as medidas protetivas, como encaminhar as crianças para o CEMEI, escola e encaminhar a mãe para o mercado de trabalho. Aqui ela veio e já tirou a certidão que puxaram diretamente do estado dela e agora ela vai fazer as outras documentações. Esta ação é essencial e deveria acontecer mais vezes, porque de fato atinge o público que realmente precisa. Então, trazer isso para a população é fazer o bem para o outro”, relatou Roseli.
Para Sinara Gonçalves Borges, Escrevente do Cartório Bruno Quintiliano de Aparecida de Goiânia, foi muito bom poder participar da ação. “Foi um prazer participar da campanha Registre-se, onde os cartórios puderam solicitar certidões de nascimento, casamento e casamento com averbação de divórcio para a população de rua, trazendo mais cidadania e dignidade para eles. Foi uma satisfação poder participar”, relatou Sinara.
A Segunda Semana Nacional do Registro Civil em Goiás foi, portanto, um verdadeiro exemplo de solidariedade e compromisso com a cidadania. A atuação exemplar dos cartórios, a liderança inspiradora da presidente da Arpen/GO, Evelyn Valente, e a parceria de todos os órgãos e instituições civis foram fundamentais para o sucesso desta importante iniciativa. Juntos, podemos construir um futuro mais justo e inclusivo!
Fonte: Assessoria de Comunicação da Arpen/GO.