Estado se destaca no cenário nacional com mais de 19 mil solicitações de certidões durante a campanha
O encerramento do projeto Registre-se! 2025 marca mais um capítulo importante na democratização do acesso ao registro civil no Brasil. Em Goiás, a ação superou as expectativas e consolidou o compromisso dos cartórios com a cidadania: foram 19.386 solicitações de certidões, atendendo à população em situação de vulnerabilidade social. O resultado expressivo colocou o estado entre os destaques nacionais da campanha, promovida pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) e pela ARPEN/GO, em parceria com os cartórios de registro civil e diversas instituições públicas.
Durante os cinco dias de campanha, equipes de registradores e voluntários se mobilizaram em diversos municípios goianos, levando cidadania a comunidades carentes por meio da emissão de certidões de nascimento, casamento e óbito — muitas vezes, o primeiro passo para acessar serviços públicos essenciais. A iniciativa contou com amplo apoio de prefeituras, defensorias públicas, tribunais e movimentos sociais, garantindo capilaridade e alcance em regiões de difícil acesso.
O Diretor de Comunicação da Arpen/GO, Mateus da Silva, que representou a presidente da instituição, Evelyn Valente, e o Diretor de Planejamento e Programas da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás, Clécio Marquez, participaram do encerramento do Registre-se! 2025, realizado no Centro Pop. Ambos agradeceram a todos os envolvidos na ação, que garantiu cidadania e dignidade a milhares de goianos.
“Estou aqui representando a ARPEN/GO e gostaria de agradecer a todos os colaboradores por essa semana de trabalho árduo e de total eficiência, além de agradecer o apoio de todas as instituições envolvidas, como o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. É uma honra fazer parte dessa campanha nacional e já deixo aqui o convite para o Registre-se! 2026, para realizarmos uma campanha ainda maior”, relatou Mateus da Silva.
“Em nome do Corregedor do Foro Extrajudicial do Estado de Goiás, Desembargador Andreson Máximo de Holanda, e do coordenador do Registre-se! em Goiás, o 4º Juiz Auxiliar da Corregedoria, Társio Ricardo de Oliveira Freitas, agradeço todo o apoio da ARPEN/GO e dos colaboradores do registro civil que estiveram conosco nesta semana. Foi uma união de esforços, um trabalho conjunto para atender a população mais carente e levar dignidade a essas pessoas”, declarou Clécio Marquez.
Em Goiânia, a maior concentração de atendimentos ocorreu no Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), local onde diversos serviços de apoio social são oferecidos, com atendimento especializado a pessoas em situação de rua.
Para Giulliana Torres da Silva, atendente de shopping, o atendimento prestado no Registre-se! veio em momento oportuno:
“Eu estava indo ao ministério onde fica a associação das mulheres para fazer o meu CadÚnico e passei na porta do Centro Pop. Vi que estava acontecendo uma ação, uma moça me explicou do que se tratava, mas segui para o meu destino. No caminho de volta, acabei perdendo a pasta com todos os meus documentos dentro. Então parei aqui e entrei na fila para solicitar a minha certidão de nascimento e poder fazer os outros documentos também. Achei essa ação muito interessante e importante — é um atendimento gratuito que contempla várias pessoas.”
Já para Valma Karine Feitosa Braga, assistente social que atua no Complexo 24h — casa de passagem da Prefeitura de Goiânia que acolhe adolescentes de 12 a 18 anos — a campanha foi uma oportunidade valiosa:
“A coordenação do Complexo nos informou sobre a ação. Atendemos muitos adolescentes que chegam até nós sem documentos. Aproveitamos o Registre-se! para trazê-los e solicitar o registro de nascimento e outros documentos necessários. O atendimento foi rápido, ágil, excepcional. Fomos muito bem atendidos. Esse tipo de ação é extremamente importante: promove cidadania e dignidade”, relatou Valma.
Elizama da Silva da Conceição soube da ação pelo Instagram e não perdeu tempo:
“Fiquei sabendo da ação pelas redes sociais, pesquisei para entender como participar e vim aqui hoje buscar minha certidão de nascimento. É um ótimo programa para a população e para moradores de rua que precisam de um incentivo, um apoio para tirar seus documentos”, contou Elizama.
O sucesso do Registre-se! 2025 em Goiás reforça a importância do registro civil como instrumento de inclusão social e garantia de direitos. Com o apoio das instituições parceiras, o estado não apenas assegurou dignidade e visibilidade a milhares de cidadãos, como também demonstrou que, com engajamento e articulação institucional, é possível transformar vidas por meio de ações simples, mas de profundo impacto social. O encerramento da campanha deixa um legado de cidadania e uma nova perspectiva de futuro para aqueles que, até então, eram invisíveis aos olhos do Estado.
Por Camila Brauna, Assessora de Comunicação da ARPEN/GO.