A programação do Mês da Presidência em Cavalcante, desenvolvida pelo projeto Raízes Kalungas do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), trouxe para a região, neste mês de setembro, ações que uniram inovação tecnológica e cuidado humanizado para a comunidade quilombola. Nesta quarta-feira (17), o Laboratório de Inovação do TJGO (Inovajus) realizou a oficina “Mapeando Saberes”, com abertura conduzida pela juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Jussara Cristina Louza, que coordena as atividades do projeto nesta semana.
O encontro teve como propósito integrar os saberes tradicionais da comunidade Kalunga com ferramentas modernas de inovação, buscando criar soluções sustentáveis que possam gerar novas oportunidades de renda e fortalecer a identidade cultural local.
“É uma satisfação trazer o Laboratório de Inovação à comarca de Cavalcante, possibilitando que todos conheçam esse modelo de construção conjunta de soluções para os desafios do dia a dia e para o aprimoramento dos serviços prestados”, ressaltou, durante a abertura da oficina, a juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Jussara Cristina Louza.
Gestão fortalecida
Segundo a diretora do Foro da comarca de Cavalcante, juíza Isabella Rebouças, o Inovajus tem foco em soluções sustentáveis e é essencial para o funcionamento das unidades judiciais. “Quando os próprios servidores identificam os desafios e apresentam propostas de solução, fortalecem a gestão. São iniciativas que partem de quem vivencia a rotina e conhece de perto as necessidades reais”, avaliou a magistrada.
Na ocasião, a subdiretora de Planejamento e Inovação do TJGO, Ludmila Rosa Coelho, apresentou a dinâmica de funcionamento do Inovajus. “Trata-se de um espaço colaborativo, onde todos podem participar da identificação dos desafios e da construção de soluções”.
Durante a oficina, as servidoras do Inovajus, Ingrid Noleto e Marília Pires, atuaram como facilitadoras da conferência, que teve como questão norteadora, o tema: “Que talento, tradição ou saber da comunidade mais te orgulha?” Elas explicaram que a metodologia da atividade contempla etapas como o mapeamento de saberes e desafios locais, além da construção coletiva de soluções.
Atendimentos à população idosa
Dando continuidade à programação do Mês da Presidência em Cavalcante, a magistrada Jussara Cristina Louza visitou o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo Morro Encantado, onde 20 idosos da comunidade receberam atendimento de saúde especializado. Os serviços prestados incluíram consultas médicas, atendimento odontológico e sessões de fisioterapia, proporcionando cuidado integral à população Kalunga da terceira idade.
Veja mais fotos na galeria
Centenário
Durante os atendimentos, o lavrador aposentado Gabriel Dias Torres, que completou 103 anos em junho, elogiou a iniciativa. “Não é fácil ter acesso, no mesmo lugar, a médicos e dentistas. Quero aproveitar para atualizar a medicação”, afirmou.
A ação foi complementada por um atendimento domiciliar especial realizado pelo diretor do Centro de Saúde do TJGO, Paulo Henrique Sardeiro, que visitou a residência da idosa Nair Leite. O atendimento personalizado foi necessário devido às limitações de mobilidade da paciente.
“Foi uma experiência gratificante poder levar atendimento médico diretamente à casa da dona Nair”, comentou o médico Paulo Henrique Sardeiro. “Esse tipo de atendimento humanizado faz toda a diferença na vida dos pacientes e fortalece o vínculo de confiança com a comunidade”. Os assessores da Presidência do TJGO, Pedro Sonego e Carlos de Andrade Júnior também participaram das atividades.
Fonte: TJGO