Pelo segundo ano consecutivo, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) marcará presença na comarca de Cavalcante durante um mês. Diversas ações serão realizadas no decorrer do mês de setembro, e reunirá equipes de magistradas, magistrados, servidoras e servidores do TJGO e da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás (CGJGO), levando, entre os dias 1º e 25, serviços do Poder Judiciário e de parceiros para a atender as principais demandas da comunidade local. A iniciativa faz parte do Projeto Raízes Kalungas, desenvolvido para garantir acesso à justiça e à cidadania para a população Kalunga, maior território quilombola do Brasil.
“O Projeto Raízes Kalungas reafirma nosso compromisso com a inclusão e o acesso à Justiça. Com essa iniciativa, o Judiciário deixou de ser um prédio distante para se tornar parte do cotidiano da comunidade. E no mês da Presidência, em setembro, fortaleceremos ainda mais os laços com a população local, realizando atendimentos jurídicos, palestras educativas, ações que fomentarão o desenvolvimento e o turismo na região”, destaca o presidente do TJGO, desembargador Leandro Crispim, ao lembrar que o projeto foi lançado em abril de 2024, na gestão do desembargador Carlos França.
O coordenador do projeto, juiz auxiliar da Presidência Reinaldo Dutra, destaca que o Projeto Raízes Kalungas simboliza não apenas o resgate da cultura de um povo, mas também uma forma inovadora de levar justiça e cidadania diretamente às comunidades. “Após um ano de implementação, vemos os direitos sendo efetivamente assegurados em contextos onde antes não chegavam”, afirmou o magistrado.
Ações de cidadania
As ações do mês da Presidência começam no dia 1º e vão até o dia 25 de setembro. Entre as atividades que serão realizadas, estão: audiências públicas, palestras educativas sobre sustentabilidade, identidade cultural e território tradicional, além da capacitação de servidores locais.
Entre os dias 2 e 5 de setembro, será realizado o Mutirão “Direitos ao Alcance de Todos”, em Monte Alegre de Goiás, com emissão de documentos civis, orientação jurídica, reconhecimento de paternidade, audiências de mediação e atendimentos na área de saúde.
Casamento comunitário
A última semana será marcada por dois momentos especiais. No dia 24, o presidente do TJGO, desembargador Leandro Crispim, inaugura o Centro de Atendimento ao Turista, no Complexo do Prata e o armazém na Comunidade Vão do Moleque, iniciativa que alia cidadania, cultura e desenvolvimento local. E, encerrando a programação, no dia 25 de setembro será realizada uma grande celebração de casamento comunitário no Fórum da comarca de Cavalcante, com mais de quarenta casais. (Texto: Karinthia Wanderley/ Arte: Wendel Reis- Centro de Comunicação Social do TJGO)
Fonte: TJGO