
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leandro Crispim, e o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, conduziram na tarde desta terça-feira (5), no Plenário Desembargador Homero Sabino, a cerimônia de abertura da inspeção ordinária do Conselho Nacional da Justiça no TJGO. A equipe responsável pelo trabalho é composta por seis juízes auxiliares da Corregedoria Nacional de Justiça e 21 servidores daquela instituição. A iniciativa está prevista na Portaria nº 35, de 13 de junho de 2025.
A equipe da Corregedoria Nacional de Justiça atuará até a próxima sexta-feira (8) na verificação do funcionamento dos setores administrativos, judiciais e extrajudiciais do TJGO. Os trabalhos, contudo, não afetarão as atividades forenses nem os prazos processuais.
Também compuseram a mesa diretiva da cerimônia de abertura dos trabalhos o 1º vice-presidente do TJGO, desembargador Amaral Wilson de Oliveira; o 2º vice-presidente do TJGO, desembargador Gerson Santana Cintra; o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Marcus da Costa Ferreira; o corregedor do Foro Extrajudicial de Goiás, desembargador Anderson Máximo de Holanda; os desembargadores auxiliares da Corregedoria Nacional da Justiça Arnoldo Camanho, Agamenilde Dias, Paulo Alberto de Oliveira, Simone Fernandes, e as conselheiras do CNJ Daiane Lira e Daniela Madeira.
Foram conduzidos à mesa o procurador-geral do Estado de Goiás, Rafael Arruda, representando o governador Ronaldo Caiado; o procurador-geral do Estado de Goiás, Cyro Terra; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Goiás (OAB-GO), advogado Rafael Lara; o defensor público geral do Estado de Goiás, Tiago Gregório; e a presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego) e vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juíza Patrícia Carrijo.
Compromisso, transparência, boas práticas
Em seu discurso, Leandro Crispim desejou êxito nos trabalhos da equipe e assegurou que, no TJGO, ela contará com juízas, juízes, servidoras e servidores “plenamente comprometidos com a transparência, prontos a colaborar e a prestar todas as informações que se fizerem necessárias”.
O chefe do Poder Judiciário goiano afirmou, ainda, que “ao longo dos próximos dias, as equipes técnicas apresentarão fluxos de funcionamento dos setores inspecionados, bem como um conjunto de boas práticas que vêm sendo implementadas em diferentes áreas deste Tribunal e que poderão ser conhecidas com mais profundidade nos momentos oportunos”. Nesse sentido, Leandro Crispim citou, como exemplo, o Projeto Raízes Kalungas – Justiça e Cidadania, o Sistema Berna e a Central Estadual do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimentos (CESNA).
Identificar as boas práticas
O corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, expressou sua satisfação em retornar a Goiás. Ele esclareceu que o objetivo da inspeção é levantar dados para validar as informações previamente apuradas pelo Conselho. “Nossa equipe de 21 servidores e servidoras trabalhará para verificar se as normativas do CNJ estão sendo rigorosamente cumpridas pelo Judiciário goiano, e para identificar as boas práticas do tribunal”, explicou o ministro.
Presenças
Também prestigiaram a solenidade o ex-presidente do TJGO, desembargador Carlos França; a ouvidora do Poder Judiciário do Estado de Goiás, desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis; a ouvidora da Mulher, desembargadora Juliana Diniz Prudente; o diretor da Escola Judicial de Goiás (Ejug), desembargador Jeronymo Pedro Villas Boas; as desembargadoras Beatriz Figueiredo Franco, Maria das Graças Requi, Camila Nina Erbetta Nascimento, Mônica Cezar Moreno Senhorelo e Roberta Nasser Leone; e os desembargadores Kisleu Dias Maciel Filho, Jeová Sardinha de Moraes, Itamar de Lima, Fernando de Castro Mesquita, Fabiano Abel de Aragão Fernandes, Eliseu José Taveira Vieira, Adegmar José Ferreira, Sival Guerra Pires, José Carlos Duarte, Altamiro Garcia Filho, Paulo César Alves das Neves, Eduardo Abdon Moura, Ronnie Paes Sandre, Algomiro Carvalho Neto, Fernando de Mello Xavier e Alexandre Kafuri.
Veja mais fotos na galeria
Marcaram presença, ainda, as juízas e os juízes auxiliares da Presidência do TJGO, Gustavo Assis Garcia, Jussara Cristina Louza, Lidia de Assis e Souza e Reinaldo Dutra; as juízas e juízes auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), Soraya Fagury e Vanessa Estrela, Marcus Vinícius Alves de Oliveira e Társio Ricardo de Oliveira Freitas; o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva; a secretária-geral da Presidência do TJGO, Dayhenne Mara Martins Lima Alves; o secretário de Governança Judiciária e Tecnológica do TJGO, Gustavo Maciel; o secretário-geral da CGJGO, Rafael Curado; magistradas e magistrados, diretoras e diretores de área, servidoras e servidores do TJGO e do CNJ. (Texto: Patrícia Papini e Carolina Dayrell/ Fotos: Wagner Soares e Agno Santos- Centro de Comunicação Social do TJGO)
Fonte: TJGO