Goiás dá início ao Registre-se! 2025 com mais de 14 mil pedidos de certidões no primeiro dia

Ação da Semana Nacional do Registro Civil leva cidadania e dignidade à população vulnerável, com apoio de diversas autoridades e registradores civis

Começou em Goiás e em todo o Brasil a Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! 2025, uma iniciativa que promove inclusão, cidadania e dignidade para todos. Com atendimentos voltados à população em situação de vulnerabilidade, a ação oferece acesso à documentação básica a pessoas em situação de rua, indígenas e população carcerária. No primeiro dia, foram registrados mais de 14 mil pedidos de certidões no estado.

A cerimônia de abertura oficial ocorreu no dia 12 de maio, no Centro Pop Goiânia, com a presença de autoridades do Judiciário, representantes do Executivo e membros da diretoria da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Goiás – Arpen/GO, reafirmando o compromisso com um país mais justo e inclusivo.

Ao abrir o evento, o desembargador Anderson Máximo de Holanda, corregedor do Foro Extrajudicial de Goiás, destacou a importância da ação para as minorias: “Eu estava refletindo sobre a grandeza e a magnitude deste evento, e sobre o coração de quem trabalha com pessoas vulneráveis, ajudando no resgate da dignidade e da cidadania de milhões que não têm nem documentos básicos. Não estamos aqui para julgar ou atuar na atividade correicional. Nossa missão é maior: dar dignidade a todos os corações, especialmente àqueles invisíveis para a sociedade.”

O desembargador também adiantou que a edição de 2025 do Registre-se! contemplará 40 comarcas do interior de Goiás. O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, também esteve presente na abertura e reforçou o compromisso da sua gestão com políticas sociais voltadas à população vulnerável: “Nós não vamos apenas emitir documentos. Ao fazer isso, vamos também tirar essas pessoas das ruas, oferecer empregos, abrigos e tratamento. Junto com todos os órgãos, vamos montar uma força-tarefa e realizar uma série de ações para mudar a realidade dessas pessoas. Deixo meu muito obrigado a todos os envolvidos, especialmente aos cartórios, por esse grande mutirão.”

A presidente da Arpen/GO, Evelyn Valente, ressaltou a importância da mobilização e agradeceu aos participantes: “A Arpen/GO está mobilizada na abertura da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! 2025, com registradores de todos os estados empenhados em fornecer documentação, cidadania e dignidade à população que mais precisa. Nosso muito obrigada a todos os registradores civis e aos órgãos parceiros dessa linda ação!”

Após a abertura oficial, os atendimentos ao público foram iniciados no Centro Pop Goiânia, com serviços como atualização do título de eleitor, emissão de identidade, cadastramento no CadÚnico, entre outros.

Danielle Elias Rodrigues Borges, autônoma de 40 anos, foi uma das atendidas e relatou sua experiência: “Eu precisava de um documento da minha mãe, que já faleceu. Fui a vários lugares, inclusive em outra cidade, para conseguir a certidão de óbito dela. Mas aqui em Goiânia, na Receita Federal, me pediram a certidão de casamento dos meus pais. Uma moça me falou desse projeto e que talvez eu conseguiria encontrar os dados da minha família. Eu vim e consegui puxar os documentos deles. Estou muito feliz, o atendimento foi ótimo, todos muito educados e gentis.”

Além dos nomes já citados, estiveram presentes na cerimônia, Dr. Bruno Quintiliano, segundo vice-presidente da Arpen/GO; Rodrigo Barbosa Oliveira, segundo secretário da Arpen/GO; Dr. Rodrigo Gonçalves de Sousa, juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça; Desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, presidente do TRE-GO; Desembargador Marcus da Costa Ferreira, corregedor-geral da Justiça de Goiás; Marcelo André de Azevedo, promotor de Justiça e subprocurador-geral de Justiça do MP-GO; Dra. Erizênia Enéas de Freitas, secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos; Dra. Kátia, representando a Câmara Municipal de Goiânia. Os registradores Antonio do Prado, Rômulo Filizzola e Murillo Cortiz, representando o registrador Francisco Taveira, entre outras autoridades e parceiros. Os cartórios de Goiânia e de Aparecida de Goiânia ofereceram serviços presenciais de atendimento no Centro Pop Goiânia,até o dia 16 de maio.

Fale Conosco

Horário de funcionamento
Segunda à Sexta: 8h às 18h

Rua 3, nº 1022, Ed. West Office, Sala 1402, Setor Oeste. Goiânia – GO

Fique por dentro

Fale Conosco

Horário de funcionamento
Segunda à Sexta: 8h às 18h

Rua 3, nº 1022, Ed. West Office, Sala 1402, Setor Oeste. Goiânia – GO

Fique por dentro

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Palú Comunica

TABELA XVI

ATOS DOS OFICIAIS DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E DE INTERDIÇÕES E TUTELAS ANO 2022

2993