Encerrada, com elogios, inspeção do CNJ no TJGO

A inspeção ordinária realizada pela Corregedoria Nacional de Justiça no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) durante esta semana- 5 a 8 de agosto- foi encerrada na tarde desta sexta-feira (8), no Salão Nobre da Presidência, em solenidade que contou com a presença do chefe do Poder Judiciário goiano, desembargador Leandro Crispim, e do auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, desembargador Arnoldo Camanho.

Prestigiaram também a cerimônia o 1º vice-presidente do TJGO, desembargador Amaral Wilson de Oliveira; o 2º vice-presidente do TJGO, desembargador Gerson Santana Cintra; o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Marcus da Costa Ferreira; o corregedor do Foro Extrajudicial de Goiás, desembargador Anderson Máximo de Holanda; os desembargadores auxiliares da Corregedoria Nacional da Justiça, Agamenilde Dias, Paulo Alberto de Oliveira e Simone Fernandes; a ouvidora do Poder Judiciário do Estado de Goiás, desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis; a ouvidora da Mulher, desembargadora Juliana Diniz Prudente; o procurador-geral do Estado, Rafael Arruda; a desembargadora Camila Nina Erbetta Nascimento e os desembargadores Wild Afonso Ogawa, Alexandre Kafuri e William Costa Mello.

Oportunidade de avanço

Leandro Crispim falou do reconhecimento que o TJGO tem pelo papel do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como referência para indução de boas práticas, no fortalecimento da integridade institucional e na promoção de um sistema de justiça mais coeso, confiável e acessível. “A possibilidade de ter nossas práticas analisadas por uma instância técnica como a Corregedoria Nacional representa, para este Tribunal, uma oportunidade concreta de avanço”, comentou, ao assegurar que “as observações recebidas serão tratadas com seriedade e implementadas com responsabilidade”.



Reconhecimento

O desembargador Arnoldo Camanho afirmou que a inspeção deixou claros os motivos pelos quais o TJGO vem sendo premiado nacionalmente, de forma sequencial, com os Selos Diamante de qualidade, concedidos pelo CNJ. Ele elogiou a estrutura física do tribunal, bem como a qualificação dos servidores. “Nos gabinetes e unidades de 1º grau de jurisdição, foram encontrados acervos bem geridos e estrutura de pessoal bem delimitada”, destacou.

O desembargador auxiliar da Corregedoria Nacional da Justiça apontou, ainda, que Goiás é o único estado do País que possui um fórum exclusivo para funcionamento das varas do Tribunal do Júri da capital. Também citou, positivamente, a estrutura e eficiência observadas nas varas de violência doméstica, a criação da Corregedoria do Foro Extrajudicial, e salientou que o Juízo de Garantias do TJGO foi o primeiro a funcionar efetivamente no Brasil, “podendo, inclusive, servir de referência para o restante do País”, completou. 

 “No ambiente administrativo e na área de tecnologia, o avanço das ferramentas de Inteligência Artificial (IA) – Berna, Agaia e Ana Chatbot – e a forma madura e responsável como são tratadas pelo TJGO, demonstram o compromisso com a eficiência da prestação jurisdicional, de modo a promover a justiça célere e adequada ao jurisdicional”, frisou. Ele também informou que o resultado da inspeção será divulgado em relatório detalhado a ser encaminhado ao CNJ.


Esquema de trabalho

A equipe responsável pela inspeção foi composta por 10 magistrados e 21 servidores, que se dividiram em nove grupos e, assim, puderam visitar 64 unidades do TJGO. Por amostragem, foram inspecionados locais tanto em Goiânia quanto no interior do Estado. Três equipes se encarregaram do 2º Grau de Jurisdição, uma concentrada na alta administração e, outras duas, na inspeção dos gabinetes de desembargadores.

Para a verificação das unidades jurisdicionais de 1º Grau, três equipes se dividiram por varas especializadas das áreas cível, criminal e de fazenda pública, algumas unidades de competência geral, de juizados especiais e turmas recursais. As serventias extrajudiciais ficaram sob a responsabilidade de duas equipes, e uma última se encarregou das áreas de precatórios, TI e administração.

Presenças

Também prestigiaram a cerimônia o juiz substituto em segundo grau Hamilton Carneiro; as juízas e os juízes auxiliares da Presidência do TJGO, Gustavo Assis Garcia, Jussara Cristina Oliveira Louza, Lidia de Assis e Souza e Reinaldo Dutra; as juízas e juízes auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), Soraya Fagury e Vanessa Estrela, Marcus Vinícius Alves de Oliveira e Társio Ricardo de Oliveira Freitas; a diretora do Foro da comarca de Goiânia, juíza Patrícia Bretas; o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva; a secretária-geral da Presidência do TJGO, Dayhenne Mara Martins Lima Alves; o secretário de Governança Judiciária e Tecnológica do TJGO, Gustavo Maciel; o chefe do Gabinete Militar do TJGO, coronel Dallbian Guimarães; o diretor de Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Estatística, Antônio Pires de Castro Júnior; o diretor de Auditoria Interna, Marcos Laureano; o diretor Judiciário do TJGO, Thiago Borges Dutra; o diretor de Precatórios, Uires Gomes Rodrigues; o diretor financeiro, Irismar Dantas de Souza; o diretor de Tecnologia da Informação, Anderson Yagi Costa; o diretor de Gerência de Estratégia em Tecnologia e Informação, Glauco Cintra; a diretora administrativa, Tatiana Rodrigues Ferreira; a diretora da Central de Processamento Eletrônico (CPE), Cássia Aparecida de Castro Alves; a diretora de Gestão de Pessoas, Wanessa Oliveira Alves; a coordenadora administrativa da Presidência e esposa do presidente do TJGO, Luciene Camargo; o diretor de Planejamento e Programas da Corregedoria, Clécio Marquez; o secretário-geral da CGJGO, Rafael Curado; o diretor de Correição e Serviços de Apoio da Corregedoria do Foro Extrajudicial, Sérgio Dias dos Santos Júnior; magistradas e magistrados, diretoras e diretores de área, servidoras e servidores do TJGO e do CNJ. ( Texto Carolina Dayrell e Patrícia Papini/ Fotos: Wagner Soares e Agno Santos- Centro de Comunicação Social do TJGO)

Fonte: TJGO

Fale Conosco

Horário de funcionamento
Segunda à Sexta: 8h às 18h

Rua 3, nº 1022, Ed. West Office, Sala 1402, Setor Oeste. Goiânia – GO

Fique por dentro

Fale Conosco

Horário de funcionamento
Segunda à Sexta: 8h às 18h

Rua 3, nº 1022, Ed. West Office, Sala 1402, Setor Oeste. Goiânia – GO

Fique por dentro

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Palú Comunica

TABELA XVI

ATOS DOS OFICIAIS DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E DE INTERDIÇÕES E TUTELAS ANO 2022

2993