Presidente Evelyn Valente destaca importância do registro civil como porta de entrada para a cidadania durante ação que beneficiou comunidade Kalunga e assentamentos rurais
A diretoria da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de Goiás (Arpen/GO) marcou presença, nesta terça-feira (13), na solenidade do programa Registre-se! 2025, realizada no município de Flores de Goiás. O evento, promovido pela Corregedoria Nacional de Justiça, com apoio da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJ-GO) e dos Registradores Civis do Estado, foi voltado ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social, como os moradores dos 23 assentamentos rurais da região e integrantes da Comunidade Quilombola Kalunga — uma das maiores do país.
Representando os registradores civis do Estado, a presidente da Arpen/GO, Dra. Evelyn Valente, acompanhou a cerimônia ao lado de autoridades. A ação mobilizou cartórios, diversos órgãos públicos e instituições para promover a emissão gratuita de documentos como certidão de nascimento e carteira de identidade.
Durante a solenidade, Dra. Evelyn Valente reforçou o papel fundamental dos cartórios na promoção da cidadania. “Estar presente em ações como essa é reafirmar nosso compromisso com o combate ao sub-registro e com a garantia do direito à identidade. O registro civil é o primeiro passo para que o cidadão acesse políticas públicas, educação, saúde e dignidade. É uma honra para a Arpen/GO integrar esse esforço coletivo em favor dos que mais precisam”, afirmou.
O Registre-se! 2025 tem como meta ampliar o acesso ao registro civil de nascimento e à documentação básica, com foco especial em comunidades historicamente excluídas dos serviços públicos. A atuação dos registradores civis foi essencial para assegurar a emissão rápida e segura das certidões durante a ação, demonstrando, na prática, o papel social dos cartórios de registro civil. A Arpen/GO continuará engajada em todas as frentes que promovam inclusão, reconhecimento e cidadania.
Compuseram a mesa diretiva na abertura dos trabalhos os juízes Társio Ricardo e Willian Temóteo; o secretário-geral da CGJGO, Rafael Carvalho Curado, representando o corregedor-geral da Justiça de Goiás; a promotora de Flores de Goiás, Fernanda Alves Ivo da Silva; o prefeito municipal, Altran Lopes Avelar Nery; o presidente da Câmara Municipal, Cleber Finger; a presidente da Arpen/GO, Evelyn Aída Tonioli Valente; o vice-prefeito, Mauro do Avião; Lilian Andrade e também o Oficial Registrador Civil da Comarca de Flores de Goiás, Dr. Gilson Pereira dos Santos.