Associação participa de ação no Complexo Prisional Daniella Cruvinel, promovendo inclusão social por meio da emissão de documentos civis
A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de Goiás (Arpen/GO) desempenhou um papel fundamental na edição de 2025 da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!, realizada no Complexo Prisional Policial Penal Daniella Cruvinel, em Aparecida de Goiânia. Durante a ação, pessoas privadas de liberdade receberam novas certidões de nascimento e casamento, essenciais para o exercício pleno da cidadania e acesso a direitos básicos.
Representando a Arpen/GO, o registrador Rodrigo Oliveira destacou o compromisso da associação em assegurar que todos os cidadãos, independentemente de sua situação, tenham acesso à documentação civil. A iniciativa, realizada em parceria com o Poder Judiciário e a Diretoria-Geral de Polícia Penal de Goiás (DGPP), visa reduzir a vulnerabilidade no sistema prisional e promover a reintegração social dos reeducandos.
A ação no Complexo Prisional Daniella Cruvinel integra um esforço maior que, em sua terceira edição, contempla toda a população carcerária de Goiás, com mais de 17,7 mil pessoas privadas de liberdade. Até sexta-feira, 16 de maio, o Registre-se! ocorre de forma remota nas 85 unidades prisionais do estado, reforçando o compromisso da Arpen/GO e de todos as instituições envolvidas com a promoção da cidadania e inclusão social por meio do acesso à documentação básica.
Por Camila Braunas, Assessora de Comunicação da ARPEN/GO.