TJGO é 1º colocado do país em conciliação na fase de execução, segundo Justiça em Números 2025

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) alcançou o 1º lugar nacional no índice de conciliação em processos de execução no 1º grau, com 18%, conforme dados do relatório Justiça em Números 2025, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e referente ao ano-base 2024. O tribunal divide a liderança com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e consolida-se como referência nacional em soluções consensuais de conflitos.

Entre os tribunais de porte médio, o TJGO também figura entre os mais bem avaliados em outros indicadores de conciliação. O tribunal ocupa o 2º lugar no índice de conciliação em processos de conhecimento, com 13,8%, e o 2º lugar no índice de conciliação em juizados especiais, com 21%. No ranking geral, o TJGO aparece em 5º lugar nacional em conciliação de processos de conhecimento.

“O avanço da conciliação demonstra o compromisso do TJGO com a pacificação social e com a entrega de resultados mais rápidos e eficientes à sociedade. A liderança nacional na execução é fruto do empenho de magistradas, magistrados, servidoras e servidores que acreditam na conciliação como um instrumento essencial de cidadania e acesso à Justiça”, afirmou o presidente do TJGO, desembargador Leandro Crispim.

O presidente ressaltou ainda que os resultados são consequência de uma trajetória contínua de aperfeiçoamento institucional. “Esses números refletem o esforço coletivo de várias gestões e o amadurecimento de uma política pública de resolução de conflitos que tem transformado o modo como a Justiça atua em Goiás”, destacou.

Outro destaque do relatório é o percentual de 45% de audiências de conciliação realizadas em casos novos, resultado que coloca o TJGO em 2º lugar entre os tribunais de porte médio e em 8º lugar no ranking geral.

Diálogo articulado
O 1º vice-presidente do TJGO e presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargador Amaral Wilson de Oliveira, enfatizou que a conciliação tem sido fortalecida como eixo estratégico da administração do tribunal. “Esses resultados refletem um trabalho articulado em todo o Estado, com o apoio da Presidência e o engajamento de magistradas, magistrados, servidoras e servidores que acreditam no diálogo como forma de promover justiça.”, afirmou.

Resultados concretos
Responsável pelo tema da conciliação na Presidência do TJGO, o juiz auxiliar Reinaldo de Oliveira Dutra destacou que os indicadores positivos revelam a efetividade de uma política pública em expansão. “O reconhecimento do CNJ mostra que Goiás está no caminho certo, com resultados concretos e sustentáveis na solução consensual de conflitos”, observou.

109 Cejuscs
Com 109 Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejuscs) instalados em todo o Estado, o TJGO possui o 2º maior número entre os tribunais de porte médio e o 6º maior entre todos os tribunais estaduais, ampliando o acesso da população à conciliação e fortalecendo a cultura do diálogo no Poder Judiciário goiano.

O juiz Leonys Lopes Campos, coordenador do Nupemec, destacou a importância da rede de Cejuscs e das equipes locais. “O trabalho diário realizado nos Cejuscs é o que torna esses resultados possíveis. Cada unidade representa um espaço de diálogo e de reconstrução de relações, onde as partes são protagonistas da solução de seus próprios conflitos.”, afirmou.

De acordo com o relatório do CNJ, o TJGO se mantém acima das médias nacionais em todos os indicadores de conciliação analisados e consolida-se como um dos tribunais mais eficientes do país na promoção de métodos autocompositivos.

Esta é a segunda matéria da série sobre o desempenho do TJGO no Justiça em Números 2025, que apresenta os principais resultados do tribunal em produtividade, conciliação, gestão e eficiência.

Fonte: TJGO

Comissão aprova novas regras para recomposição ambiental

Fale Conosco

Horário de funcionamento
Segunda à Sexta: 8h às 18h

Rua 3, nº 1022, Ed. West Office, Sala 1402, Setor Oeste. Goiânia – GO

Fique por dentro

Fale Conosco

Horário de funcionamento
Segunda à Sexta: 8h às 18h

Rua 3, nº 1022, Ed. West Office, Sala 1402, Setor Oeste. Goiânia – GO

Fique por dentro

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Palú Comunica

TABELA XVI

ATOS DOS OFICIAIS DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E DE INTERDIÇÕES E TUTELAS ANO 2022

2993