O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) conquistou o 1º lugar na categoria “Tribunal” do Eixo Protetivo da 5ª edição do Prêmio Prioridade Absoluta, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O reconhecimento foi concedido à Central Estadual Eletrônica do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (CESNA), iniciativa que moderniza o tratamento das informações sobre adoção e acolhimento e fortalece a governança judiciária na área da infância e juventude.
O presidente do TJGO, desembargador Leandro Crispim, celebrou o prêmio e destacou o compromisso do Judiciário goiano com a proteção integral de crianças e adolescentes. “Esse reconhecimento nacional mostra que estamos no caminho certo. O Tribunal tem investido em tecnologia, gestão e capacitação de pessoas para transformar boas ideias em resultados concretos para a sociedade”, afirmou Crispim, parabenizando “todos os magistrados e servidores envolvidos pelo empenho e pelo comprometimento com uma causa tão nobre”, completou.
Criada a partir de um projeto-piloto iniciado em 2023 e consolidada em 2025, a CESNA foi estruturada como uma serventia virtual no sistema Projudi, atuando em articulação com as escrivanias das unidades judiciárias e com a Coordenadoria da Infância e Juventude. O objetivo é centralizar, monitorar e executar o lançamento das informações obrigatórias no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA/CNJ), reduzindo falhas, padronizando fluxos e garantindo a correta e célere tramitação das demandas.
Atualmente, a Central atende todas as comarcas goianas, com atuação coordenada e suporte de ferramentas automatizadas que permitem o acompanhamento em tempo real de processos de adoção, acolhimento institucional e familiar, destituição do poder familiar e medidas protetivas.
Coordenadora do Comitê Gestor local da Primeira Infância, a juíza auxiliar da Presidência Lidia de Assis e Souza ressaltou que o reconhecimento do CNJ demonstra o amadurecimento institucional do Tribunal em políticas voltadas à infância e juventude. “O CESNA é um exemplo de como tecnologia e sensibilidade podem caminhar juntas. Cada dado atualizado representa uma história que o Judiciário ajuda a reescrever com mais agilidade e humanidade”, afirmou ela, para quem, “no TJGO, a infância e adolescência são prioridade absoluta da gestão”.
A magistrada agradeceu a confiança dos juízes que atuam na área da infância e juventude, destacando que o trabalho da CESNA só é possível graças à parceria e ao comprometimento de todos na execução das rotinas e no envio das informações necessárias ao sistema.”
A juíza Célia Lara, coordenadora da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJGO, comemorou o reconhecimento e destacou a importância do projeto. “A CESNA é um projeto muito precioso para o TJGO, porque representa modernização e melhoria da prestação jurisdicional na área da infância e juventude, além de garantir que o princípio da prioridade absoluta seja efetivado também no âmbito processual”, afirmou.
A magistrada lembrou ainda a atuação do juiz Eduardo Cardoso Gerhardt, que atuou no NAJ infância e juventude, “dando prioridade na tramitação dos processos de destituição do poder familiar e adoção com encaminhamentos das decisões e sentenças para cumprimento pela Cesna, o que fez que os processos dessas naturezas fossem concluídos de forma mais célere ”, ressaltou.
Superação de desafios
A secretária-geral da Presidência, Dahyenne Mara Martins Lima Alves, relembrou que a criação da CESNA nasceu da vontade de superar desafios práticos e atender às exigências do CNJ. “Frente à complexidade de manter os dados atualizados no Sistema Nacional de Adoção (SNA), pensamos em criar uma central especializada que fizesse essa atualização de forma integrada ao Projudi. Isso representou um grande avanço para o TJGO”, explicou. “Além de assegurar a qualidade dos cadastros, a CESNA também libera os servidores das comarcas para se concentrarem nas atividades diretamente ligadas às decisões judiciais, sem precisar destinar tanto tempo à alimentação do sistema nacional”, destacou.
O secretário de Governança do TJGO, Gustavo Machado do Prado Dias Maciel, ressaltou que o prêmio representa o reconhecimento nacional de uma gestão comprometida com resultados e com a prioridade absoluta da infância e juventude. “Essa premiação da CESNA no Prêmio Prioridade Absoluta do CNJ é resultado de um trabalho integrado, baseado em dados e com foco em resultados concretos para a sociedade”, afirmou.
A diretora de Processamento Eletrônico, Cássia Alves, destacou o papel estratégico da Central na modernização da Justiça goiana e o compromisso permanente com a inovação. “Seguimos trabalhando para aprimorar cada vez mais a entrega da Justiça nessa área tão sensível”, pontuou.
Reconhecimento nacional
O Prêmio Prioridade Absoluta é uma iniciativa do CNJ que valoriza boas práticas voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes em todo o país. Na edição de 2025, o prêmio manteve o foco em experiências que fortalecem medidas protetivas e socioeducativas, abrangendo categorias destinadas a tribunais, magistratura, órgãos do sistema de Justiça, Poderes Executivo e Legislativo, sociedade civil, empresas e universidades.
A premiação busca promover a troca de experiências e disseminar iniciativas que contribuam para a modernização e a eficiência das ações voltadas à infância e juventude. O projeto goiano foi destaque nacional pela capacidade de unir inovação tecnológica, gestão eficiente e impacto social real.
Fonte: TJGO