A Comissão de Heteroidentificação do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) concluiu o processo de avaliação dos candidatos que se inscreveram para concorrer às cotas raciais no Exame Nacional dos Cartórios (ENAC). Ao todo, 94 candidatas e candidatos foram analisados pelos cinco integrantes da comissão em duas etapas. Após a conclusão do processo, 49 candidatos tiveram a heteroidentificação confirmada, enquanto 45 não tiveram sua autodeclaração reconhecida pela comissão. O parecer das candidatas e dos candidatos aprovados nesta etapa será enviado individualmente até o final do mês de março.
Atuação da comissão
Inicialmente, as candidatas e os candidatos enviaram fotos para a análise fenotípica. Aqueles cuja compatibilidade com os critérios estabelecidos não pôde ser confirmada apenas pela imagem foram convocados para uma avaliação complementar. Essa segunda etapa foi realizada presencialmente ou por videochamada, conforme a escolha do candidato, na última terça-feira, dia 11, na sede do TJGO.
Como recorrer?
Candidatas e candidatos que não tiveram sua autodeclaração confirmada poderão recorrer enviando um pedido à Comissão Recursal de Heteroidentificação. O prazo para recursos começa hoje, dia 12, e segue até a próxima segunda-feira, dia 17. A candidata e o candidato deve preencher este formulário e encaminhar para o e-mail comissaoheteroident@tjgo.jus.br.
A sessão de avaliação da Comissão Recursal será realizada na quinta-feira, dia 20 de março, às 14h, no Centro de Comunicação do TJGO. Para esta etapa, o encontro será presencial, mas os candidatos que desejarem poderão optar por participar de forma virtual.
Fonte: TJGO