Já estão abertas as inscrições para o 2º Encontro Regional de 2025 da Corregedoria-Geral da Justiça e da Corregedoria do Foro Extrajudicial que acontecerá de 27 a 29 de agosto. O Encontro abrange a 2ª Região Judiciária e será sediado em Aparecida de Goiânia. As inscrições podem ser feitas pelo link.
O evento, que conta com a parceria da Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Goiás (Ejug), será promovido presencialmente no fórum de Aparecida de Goiânia, mas também ocorrerá de forma on-line pela plataforma eletrônica Zoom Meetings e pelo Canal da DPP/CGJGO no YouTube. Ambos terão certificação.
O encontro terá as presenças do presidente do TJGO, desembargador Leandro Crispim, do corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Marcus da Costa Ferreira, do corregedor do Foro Extrajudicial de Goiás, desembargador Anderson Máximo de Holanda, e da ouvidora do Poder Judiciário, Sandra Regina Teodoro Reis.
O coordenador-geral dos Encontros Regionais é o juiz auxiliar da Corregedoria Marcus Vinícius Alves de Oliveira, que também estará presente ao evento.
A abertura oficial ocorrerá na quarta-feira, 27, da 13h às 13h40. Em seguida, será feita a exposição “Vozes contra o assédio”, apresentações sobre o SIGESCON (CGJGO), Coordenadorias da Mulher do TJGO e Infância e Juventude, Linguagem Simples e Núcleo de Segurança Institucional do TJGO.
Já o Manual de Rotinas do Foro Extrajudicial e o Proad será expostos pelo corregedor do Foro Extrajudicial de Goiás, desembargador Anderson Máximo de Holanda. Serão sanadas as dúvidas e rotinas das Diretorias de Foro (Provimento nº 145/2025) e correição periódica (SEE). Haverá ainda uma oficina do Sistema de Inteligência Artificial (AGAIA).
Outras temáticas
Já na quinta-feira, 28, segundo dia do evento, o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Marcus da Costa Ferreira, abre as atividades do dia com o tema “Novos Direitos”.
Outros temáticas abordadas pela manhã serão Gestão de Unidade Judiciária, Conexão TI: Facilitando processos, fortalecendo resultados (Presidência do TJGO) e Inteligência Artificial. Das 11 h às 16 horas, a Cogex realiza oficina com cartorários interinos.
No período da tarde, o corregedor do Foro Extrajudicial, desembargador Anderson Máximo, fala sobre o Programa RegularizAÇÃO e outros programas e ações permanentes da Cogex. Haverá a apresentação sobre o Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR) e Painéis do Colégio Notarial do Brasil (CNB/GO) e das Entidades Associativas do Foro Extrajudicial. Paralelamente, acontecerá também a Oficina de Gestão de Metas e Prêmios (Presidência do TJGO).
Reuniões reservadas com servidores (as) e magistrados (as) e participação da Ouvidoria
Na sexta-feira, 29, último dia do evento, das 8 às 10 horas, ocorrerá uma reunião reservada da Corregedoria com servidores(as) e a participação da Ouvidoria do Poder Judiciário. Na sequência, é realizada uma reunião reservada da CGJGO e da Cogex com os (as) magistrados (as), também com a participação da Ouvidoria.
Ao final, no Auditório do Tribunal do Júri da comarca anfitriã, os trabalhos se encerram no período vespertino com a audiência pública, momento em que as instituições, em representação à comunidade local, levam aos integrantes das Corregedorias e ao juiz da comarca questionamentos, dúvidas, sugestões e reclamações.
Integram a 2ª Região Judiciária, além de Aparecida de Goiânia, Anicuns, Araçu, Bela Vista de Goiás, Edéia, Firminópolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Jandaia, Nazário, Nerópolis, Palmeiras de Goiás, Piracanjuba, Senador Canedo, Trindade, Turvânia e Varjão.
Sobre os Encontros Regionais
O Programa Encontros Regionais tem por finalidade promover o acesso e a melhoria da comunicação entre a comunidade, servidores (as), magistrados (as) e o Poder Judiciário nas regiões judiciárias e suas respectivas comarcas do Estado com o intuito de receber sugestões, críticas, reclamações e, principalmente, respostas sobre a aceitação e o alcance das ações promovidas pelo Poder Judiciário.
A coordenação executiva do evento é da Secretaria-Geral e da DPP da CGJGO. Já a Ejug é responsável pelas inscrições dos painéis oferecidos, bem como pela emissão dos certificados digitais, disponibilizados em sua plataforma para os participantes devidamente inscritos. (Texto: Myrelle Motta – Divisão de Comunicação Social da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás/Arte: Hellen Bueno – Diretoria de Planejamento e Programas da CGJGO)
Fonte: TJGO